Câmara de Guariba faz pedido ao Ministério das Comunicações e recebe sinal positivo para implantação do Canal Digital

por André Luís Estevam publicado 22/05/2015 14h36, última modificação 28/11/2019 15h22
Sessões camarárias em breve serão transmitidas em vídeo e em um prazo de aproximadamente 6 meses, sinal digital em TV aberta estará disponível

Há algum tempo que a Câmara do Município de Guariba busca parceria com o Governo Federal na tentativa de instalação de uma rede de canais UHF para transmissão das sessões camarárias e audiências públicas, procurando dar maior transparência e publicidade nos atos do poder Legislativo do município.

Foi realizado a solicitação da concessão do canal e recentemente representantes da Câmara de Guariba estiveram na vizinha Ribeirão Preto conhecendo o funcionamento e conversando com os responsáveis pela transmissão e comunicação do órgão.

A cada ano a Rede Legislativa de Rádio e TV avança por novos estados. O projeto busca parceiras com casas legislativas estaduais e municipais para instalação de transmissores de rádio e TV pelo país. A Rede Legislativa também trabalha para levar o sinal aberto e digital da TV Câmara para o interior do Brasil. Nos últimos anos, Câmaras Municipais investiram, ao todo, mais de R$ 7 milhões em equipamentos e infraestrutura, como prevê o acordo com o legislativo municipal.

Em 2014, as cidades de Marília e Assis, em São Paulo, e Uberlândia, em Minas Gerais, entraram em operação e se somaram aos nove municípios do interior do país (Barretos, Bauru, Jacareí, Jaú, Piracicaba, Ribeirão Preto, Tupã, em São Paulo, e Sete Lagoas e Uberaba, em Minas Gerais) que já estão no em ar em sinal digital, aberto e gratuito com transmissões ao vivo das sessões de plenário e audiências públicas locais, além de programação para o cidadão acompanhar a atividade parlamentar. Já no final de dezembro o transmissor de Campinas foi ligado, mas ainda em fase de testes.

A Câmara de Guariba por sua vez requereu a disponibilização do sinal digital da TV Câmara de Guariba frente ao Ministério das Comunicações e recebeu  resposta positiva. Possivelmente em um prazo de seis meses estará disponível em canal aberto e digital os sinais da TV Senado, TV Câmara, TV ALESP e TV Câmara Guariba.

É importante destacar que o processo de licitação para a compra do equipamento já foi iniciado e em um prazo de aproximadamente 90 dias as transmissões em vídeo serão realizadas via web, até que seja implantado o sinal da tv digital.

“Desde a minha passagem anterior pela presidência nós estávamos buscando a instalação do sinal em UHF, com a chegada da TV digital, conseguimos um sinal positivo em Brasília e tenho certeza que irá proporcionar ainda mais transparência nos trabalhos legislativos. Nosso portal eletrônico está totalmente remodelado e eu juntamente com todos os demais vereadores estamos buscando melhorar dia após dia a comunicação e publicidade dos atos legislativos. É a Câmara do município de Guariba inovando com trabalho, e transparência, tendo sempre o compromisso maior com você cidadão”, finaliza o Presidente da Câmara Vereador Marquinhos Osti.