Câmara realiza 45ª sessão Ordinária, discute e aprova projetos de relevância ao município

por André Luís Estevam publicado 08/05/2015 14h45, última modificação 28/11/2019 12h38

A Câmara do Município de Guariba esteve reunida na noite de terça-feira dia 05 de maio para a realização da 45ª. Sessão Ordinária. Após as formalidades foi dado início à reunião. Foi lido o projeto de Lei 002/2015 de autoria da Mesa diretora da Câmara Municipal que dispõe sobre a doação de coroa de flores em homenagem póstuma da Câmara Municipal de Guariba. Na sequencia lida as indicações, moções e requerimento apresentado pelos vereadores. O vereador Juninho Leite não esteve presente na sessão pois, estava em viagem à capital paulista para tratar de assuntos relacionados ao município. As indicações foram encaminhadas ao chefe do executivo municipal para os seus pareceres e as moções e requerimentos aprovadas pelos senhores vereadores.

Na segunda parte, a Ordem do dia, foi colocado em votação e discussão o projeto de Lei acima mencionado. O projeto foi aprovado por unanimidade dos senhores vereadores. A sessão se encaminhou para a ultima parte, a explicação pessoal de cada vereador de acordo com a assinatura do livro ata.

 

Dr. Pedro Carlos - PV

 

Ao utilizar a tribuna livre o vereador cumprimentou os presentes e explicou uma de suas indicações apresentadas na noite, a número 177/2015. Ele solicitou que estudos sejam realizados pela secretaria municipal de saúde no sentido de se realizar o exame de glicemia capilar, (Diabetes) em todos os pacientes que vão passar pelos médicos clínicos ou cardiologistas nas unidades de saúde do município. “Isso é muito importante pelo seguinte, o paciente quando é diabético às vezes acontece de ficar alguns messes sem fazer o exame, e quando ele chega no consultório para atendermos, nós perguntamos, e ele não sabe quanto está os níveis glicêmicos, o nível de diabetes dele, e a gente vê no prontuário que já faz quatro, seis meses que ele não faz o exame. Este paciente é examinado, eu pessoalmente faço assim, peso para voltar na pré, ou pós consulta, fazer o teste do diabetes, e retornar comigo no consultório; isso acaba gerando um transtorno porque na sala de espera os outros pacientes não sabem o que está acontecendo. Eu acho que seria de boa norma que fosse já, um protocolo, que seja rotina nas unidades de saúde, que todo paciente diabético que já faz mais de trinta dias que não faz o exame, passe pelo medico para fazer o exame da glicemia capilar é que um teste simples na ponta do dedo; com isso o médico terá noção de como está o diabete desse paciente para tomar as condutas necessárias, ajustando as doses do medicamento para mais ou para menos, era isto que eu queria explicar para todos compreender melhor esta indicação. Boa noite a todos”, explica o vereador.

 

Marquinhos Osti - PTB

 

O presidente da Câmara foi o ultimo a se pronunciar e fez um agradecimento ao Deputado federal Willian Woo. Disse que o parlamentar entrou em contato recentemente liberando um valor de R$ 500 mil para o município. “estarei indo para São Paulo provavelmente amanha e depois estarei indo ate Brasília para simplesmente levar a documentação necessária lá para liberação desta verba”.

Marquinhos ainda agradeceu ao Deputado Estadual Davi Zaia, representado no município pelos vereadores Marquinhos Osti e Dr. Pedro Carlos, após a saída do até então Deputado Estadual Vitor Sapienza. “Ele tem abrido muitas portas para nossa cidade em São Paulo, assim como o Vitor fazia. Tem dado o apoio e toda atenção para nós, e já disponibilizou alguns quites de livros para que a gente possa buscar em São Paulo para ceder para algumas escolas municipais, melhorando o acervo delas”.

Aproveitou para fazer indicação verbal em seu nome e em nome dos vereadores Jânio, Lourival, Anselmo e Zé Carioca, para que seja realizado estudos para viabilizar a construção de uma sala na escola municipal Francisco Antônio Louzada, para o funcionamento da biblioteca daquela escola. “A escola tem um acervo muito grande de livros, fantoches e infelizmente não esta sendo usado adequadamente por falta de espaço, visto que, a biblioteca onde esta sendo utilizada hoje é onde era a sala do dentista. É uma sala que tem aproximadamente 3 metros de largura por 5 de comprimento, muito estreita, impossível dos professores utilizarem aquela sala como deveriam utilizar. Que a Secretaria de Educação, junto com o prefeito se sensibilize com isso, e procure fazer mais uma sala naquela unidade para atender a necessidade da creche e dos alunos. A escola está muito bonita, muito bem equipada, mas falta este espaço, que é de grande importância e grande valia para o aprendizado dos nossos alunos”, explica Marquinhos.

O vereador cumprimentou toda equipe de Cultura do município, assim como a administração municipal pela realização do evento no dia 1 de maio na Praça Silvio Vaz de Arruda. “Muito bem organizado e é realmente é isso que precisamos para o nosso município, para nossa população”. Finalizando em nome da vereadora Marcia Regina Scalon Alves cumprimentou todas as mães guaribenses. “Eu quero em nome desta casa parabenizar pelo dia das mães e sempre lembrar que mãe é esteio de uma casa, é o esteio de uma vida, é a luz que mais brilha no céu. Parabéns vereadora, em seu nome quero cumprimentar todas as mães funcionarias da Câmara e todas as mães da nossa querida e amada Guariba”.

 

A vereadora Márcia Scalon prontamente agradeceu aos vereadores pela homenagem e aproveitou a oportunidade para parabenizar todas as mães guaribenses. “A vida da mulher não é fácil, nós somos cobradas todos os dias por vocês esposos, por vocês filhos, pela sociedade, se trabalhamos ou não somos cobradas. Aquelas que trabalham no lar são as mais cobradas, e as que mais se sacrificam. Deus abençoe todas as mães. Muito Obrigado Presidente”, diz a vereadora.

 

Como não havia mais nada para ser lido, discutido e votado e como ninguém mais irá fazer uso da palavra, foi encerrada mais uma sessão ordinária.

 

 

André Estevam – Assessoria de Comunicação – Câmara do Município de Guariba