Câmara realiza Audiência Pública com Secretário de Desenvolvimento Humano e Secretário do Trabalho

por André Luís Estevam publicado 13/03/2015 13h55, última modificação 08/05/2018 21h28

 

Através de requerimento proposto pelo professor Anselmo, pelo Presidente Marquinhos Osti, Vice Jânio da São Carlos, 2º Secretário Lourival dos Gêmeos e vereador Zé Carioca em sessões ordinárias, a Câmara do Município de Guariba se reuniu na noite de segunda-feira dia 09 de março para a realização de Audiência Pública com o Secretário de Desenvolvimento Econômico Daniel Louzada e com o Secretário de Emprego e Relações do Trabalho Edinho Cantor.

O objetivo da reunião se deu pelo fato de ambas as secretarias informarem aos vereadores e a população o que está sendo realizado em cada uma das pastas no tocante a novos empregos e novas indústrias no município de Guariba. O Vereador Anselmo disse que frequentemente os vereadores são indagados pelos munícipes. Disse ainda que outras cidades da região estão recebendo indústrias e gostaria de saber o que está sendo feito de prático para a geração de empregos. “Quantas empresas vieram para o município e quantas fecharam de 2.013 para cá? O que tem sido feito para qualificar a mão de obra desempregada? O que o município fez para colaborar com o transporte de munícipes que se deslocam para outros municípios em busca de emprego? Uma série de questionamentos e gostaríamos que no decorrer deste bate papo algumas dúvidas fossem-nos elucidadas. Torna-se necessário a vinda de todo o Secretariado da Prefeitura para que possam nos passar o que está ocorrendo em cada uma das pastas”.

 

Secretário de Emprego e Relações do Trabalho - Edinho Cantor

 

Foi o primeiro secretário a se pronunciar. Desejou boa noite aos presentes e primeiramente comentou em relação à qualificação de empregos. Disse que ao assumir a Secretaria do Trabalho fez parcerias com o Governo Estadual e Federal. “Cursos como o PRONATEC, e tantos outros, trouxemos através do Governo Federal”, diz ele descrevendo curso a curso. “Em termos de qualificação estamos firmando parcerias, e temos buscado não só com os governos, mas também como o SENAI, por exemplo, e empresas privadas. De quando assumi a Secretaria até os dias atuais nós já qualificamos 480 pessoas dentre todos os cursos citados”.

O Secretario diz ainda que existe pareceria com empresas da região. “1000 pessoas que trabalham em Ribeirão Preto, a maioria são domésticas, mas também conseguimos enviar pessoal para outros ramos de emprego. Esta cidade é uma grande parceira, pois, abrem muitas portas. Estamos rodando todo o interior e buscando estas parcerias. Em Jaboticabal são 130 pessoas empregadas”.

Edinho comentou em relação às pessoas que viajam em pé nos ônibus para Ribeirão Preto. Afirmou que conversou com a empresa responsável e que a mesma disse que segundo a ARTESP – Órgão responsável é permitido que se coloque em pé até cinco pessoas por metro quadrado, “esta é a explicação que nos foi repassada”.

Os vereadores Jânio e Anselmo questionaram a quantidade de pessoas que viajam em pé nos ônibus e disseram que estarão analisando para que seja posto a determinação e regulamentação da ARTESP em prática. “Não é o que parece, mas iremos fiscalizar. No dia que houver a fiscalização que nos convide”. O Secretário diz ainda que está fazendo grande esforço para que seja colocado mais ônibus para atender a demanda destas pessoas e prontamente fez o convite a todos. “Já que o transporte é pago, deve-se oferecer o mínimo de conforto, segurança e precaução”, dia Anselmo.

Outro ponto importante citado pelo vereador é a porcentagem de pessoas desempregadas no município, sugeriu ainda a criação de um programa de cadastro. Anselmo também pontou questões em relação ao que estaria sendo realizado na busca de trabalho para os filhos dos cortadores de cana. O Secretário apresentou dados informando que Guariba está entre as sete cidades que mais contratam. Ele informou também que por ter uma monocultura de cana de açúcar predominante por muito tempo, a cidade acabou por não se preparar. Mas que está buscando trazer novos cursos. Outro ponto importante citado por Edinho diz respeito aos cursos. Ele afirma que solicita a vinda de cursos que atendam as demandas e de interesses da população, “mas nem sempre eles nos enviam estes cursos que solicitamos como caldeireiro, soldador, operador de transbordo entre outros, mas infelizmente é o que nós recebemos e temos de aproveitar. Nós fazemos parcerias com empresas privadas e temos ligação com os Sindicatos de classe”, diz ele que comunica ainda que estará em reunião com uma empresa do ramo de Jeans e que existe interesse em se instalar no município.

O Vereador Jânio sugeriu cursos específicos para a demanda de Guariba, haja vista, que o mesmo trabalhou durante muitos anos em uma Usina da região e está envolvido com a cultura que cerca o município. O Secretário prometeu empenho e fez as anotações, afirmando que irá buscar esta qualificação. “Nós precisamos deste apoio, estarei buscando e aprimorando conhecimento, agradeço e deixo a secretaria sempre a disposição de vocês”

 

Secretário de Desenvolvimento Econômico – Daniel Louzada

 

Desejou boa noite, agradeceu pelo convite. Daniel comentou sobre a importância de se estreitar a comunicação de secretários x vereadores. Ele comentou em relação às atribuições de sua pasta. Disse em relação à habitação, e descreveu sobre as atribuições de sua secretaria, “ações ligadas a assuntos de gestão publica como duplicação de rodovia, pavimentação, recape também faz parte das atribuições, além de fazermos a gestão da área de desenvolvimento da agricultura e outros serviços, indústria e comércio, enfim”, exemplifica o secretário.

Disse que está trabalhando a pedido do prefeito nas questões de Indústria, Comércio e Desenvolvimento. Daniel afirma que encontrou os distritos industriais e empresariais desestruturados, ele explicou a questão de estruturação, formalização e Politicas Públicas de ambos para estarem aptos a receber novas indústrias. “Uma ampliação ou construção de Áreas industriais tem a necessidade de muita verba extra orçamentária, não é atoa que vocês vereadores e nós lideranças políticas, estamos diuturnamente buscando emendas e repasses. Se dependêssemos apenas do município para esta liberação, seria muito difícil. Para desenvolver caminhamos com nossas limitações”, explica o Secretário.

Daniel apresentou um portfólio desenvolvido por sua secretaria, que segundo ele contém todos os atrativos necessários às empresas. “Viemos trabalhando para oferecer estes atrativos aos empresários”, diz ele que ainda comenta em relação a algumas empresas que já estão se instalando no município. “confecções, concreto, caldeiraria, transportes, isolamentos, sementes, tanque de água entre outras”, diz ele que ainda apresenta e explica que os distritos Industrial e Empresarial têm legislaturas diferentes.

O Secretário também comentou sobre a interlocução que está realizando com empresas de alimentos e de confecções de eixo, explicando a importância da logística da localização do município de Guariba para escoamento de produtos. “Às vezes não divulgamos tanto por conta de nossa legislação, mas estamos conversando e estreitando laços com diversas empresas”. Daniel também comentou sobre o sistema de direcionamento de empresas cadastradas no banco de dados do Estado de São Paulo, ilustrando o funcionamento e o direcionamento, “mas começou a funcionar este ano, semana passada recebemos a senha de acesso e o prefeito já solicitou uma reunião para levarmos este portfólio, além da ajuda do Dr. Roberto Rodrigues estará prospectando e nos auxiliando na ABIMAQ e FIESP. E teremos o lançamento deste material. Queremos que estes empresários já instalados em Guariba, digam aos outros empresários que querem investir aqui, que o nível de comprometimento é alto e que é compensador investir em nosso município”.

Daniel explicou que aproximadamente 350 empresas procuraram o município de Guariba para se instalaram se formalizando, explicou também as classes de cada um delas, “de acordo com a faixa tributária, podem ser MEI, Microempresa, EPP, e outras”.

Anselmo solicitando uma parte sugere que o Galpão do Agronegócio seja voltado ao agronegócio, não apenas para eventos, segundo afirmou Daniel Louzada. “Trazendo e expondo o produto dos agricultores”. Daniel por sua vez explica que com a monocultura de cana de açúcar, “hoje o produtor deixou de produzir e passou a ser apenas dono da terra. Perdeu o vinculo da terra e pode ser que isso mude, pois, existe uma tendência. 98% da economia agrícola são canavieira, quase 100% da área produtiva de cana de açúcar é mecanizável. Ninguém em Guariba está apto a receber os benefícios de agricultura familiar, nenhum pequeno produtor. O pequeno produtor precisa ter modo rural de dois hectares, declarar imposto de renda e 70% de sua produção domiciliar deve vir de sua área, por isso estamos estudando”.

O Secretário comentou também em relação à subestação de energia elétrica. Ele explicou que a Prefeitura já concedeu o terreno para que seja construído, porém existem entraves, segundo ele. “O município vem se esforçando e em 2012 conseguimos incluir a subestação no orçamento”, diz ele explicando todas as situações de mudança de rede e outras situações de remanejamento que atrasaram o serviço. “Eles deixaram um ofício dizendo a contratação tem prazo até 30/03/2015 e com previsão de conclusão de 14 meses após”, diz ele que finalizando sua participação comentou que alguns secretários tem receio de estar na Câmara, “olha quero dizer que é bem tranquilo e ressaltar a importância destas audiências. Obrigado vereadores e estou sempre a disposição de vocês”.

 

Ligação entre as secretarias

 

Os secretários afirmam que nestes últimos momentos existe uma integração ainda maior entre as pastas. “Conseguimos abordar os empresários e disponibilizar mão de obra de qualificação profissional. Quando abordamos uma empresa temos uma interlocução entre as secretarias. Caso a empresa necessite de uma qualificação de mão de obra diferente do que já temos, nós através da secretaria do trabalho iremos buscar para atendê-las. Nós trabalhamos com alguns diferenciais”, afirma Daniel Louzada.

 

O vereador e Presidente da Câmara Marquinhos Osti finalizou dizendo em relação a uma colocação feito pelo Secretário Daniel Louzada sobre um comentário de secretários Municipais. “Eu fico muito triste em saber que tem Secretários Municipais que ficam apavorados de virem aqui na Câmara. Nós estamos aqui para auxiliar o Prefeito. A Câmara tem o objetivo de buscar sempre o melhor para a população, estamos dando todo o suporte, mas tem secretários que não vê por esta forma”, diz ele, que emenda ressaltando que a cidade de Guariba é privilegiada “nós recebemos sete milhões e oitocentos mil reais de verbas conseguidas por nós vereadores e agente políticos, não tivéssemos esse valor, a cidade não estaria como está. Nós estaremos convocando sempre os secretários para sabermos qual o planejamento de cada Secretaria, porque precisa ter planejamento e sermos mais transparentes. Agradeço imensamente a todos, boa noite”.

 

 

André Estevam – Assessoria de Comunicação – Câmara do Município de Guariba

Austsheeby
Austsheeby disse:
04/06/2019 05h01
Buy Generic Accutane Online No Prescription Drug Name Containig Amoxicillin <a href=http://sildenaf50.com>viagra</a> Nitrofurantoin Mono Mcr 100myl
Kellipato
Kellipato disse:
17/06/2019 09h20
Viagra Online Sales <a href=http://kamagpills.com></a> Buy Worldwide Acticin Medication Cheapeast On Line Store Cialis Online Fastest Delivery Sleepwell
Kellipato
Kellipato disse:
28/06/2019 13h15
Levitra Super Active Reviews Propecia E Impotencia Comprar <a href=http://orderviapills.com>viagra online pharmacy</a> Generic Provera With Free Shipping Price Overseas Amex Accepted Lexington
Kellipato
Kellipato disse:
12/07/2019 00h09
Amoxicillin Coughing Sale isotretinoin cheap legally mastercard accepted Cialis Afecta La Prostata <a href=http://fzlaka.com>cialis 20mg for sale</a> Keflex Bowel Indoacin Finasteride Svezia Propecia
Comentários foram desativados.