Câmara realiza Sessão Solene e homenageia Policial Militar do ano de 2.014

por André Estevam publicado 12/12/2014 14h44, última modificação 12/12/2014 14h44
PM Iranildo Monteiro, foi homenageado e juntamente com o PM Frediane e Ardengue receberam Láureas de Mérito Pessoal na solenidade

A Câmara do Município de Guariba esteve reunida segunda-feira dia 08/12 para a realização de Sessão Especial e Solene para outorga de homenagem alusiva ao Decreto Legislativo nº. 002/2010, ao Policial Militar destaque do ano de 2014. O vereador Maquinhos Osti esteve presidindo a sessão, e a mesa principal contou com as presenças do Prefeito Dr. Francisco Mançano, do Capitão PM Celso Luiz Rodrigues, Sargento Eduardo Ribas Alcantra e também dos vereadores Juninho Leite, 1º. Secretário, Paulo de Sá 2º. Secretário e Lourival dos Gêmeos.

O Pastor Olisvalte disse algumas palavras ao abrir a solenidade e em seguida a banda da Polícia Militar comandada pelo Subtenente PM Aparecido de Jesus Rocha e Regida pelo Subtenente Vanderlei executou o Hino Nacional Brasileiro. O primeiro Secretário fez a leitura do Projeto de Decreto Legislativo e o sobrinho do homenageado da Noite, PM Iranildo Monteiro da Silva tocou duas músicas na solenidade.

Após a apresentação o momento esperado da noite, a entrega do diploma ao homenageado, que acompanhado de sua esposa recebeu das mãos do Prefeito, do vereador Paulo de Sá, do Sargento Ribas e do Comandante Celso a homenagem concedida pela Câmara Municipal, em seguida discursou:

 

Iranildo

 

Primeiramente o homenageado desejou boa noite aos presentes, agradeceu a Deus e a sua família, “pela dádiva de estar vivo e ileso, agradeço muito a minha família, que me põe em pé; a esse velho guerreiro e aquela senhora de cabelo branco que eu sei que muitas vezes que estou na Rua ou prendendo ladrão ou atendendo a desinteligência ou apenas fazendo patrulhamento eu sei que tem alguém lá, de joelhos dobrados, intercedendo por mim”, discursa. “Peço desculpa pela emoção, porque quando falo da minha família é algo que me toca muito então peço a vocês que estão aqui que sempre intercedam a Deus orando pela Policia, quando vir uma viatura passar com a sua sirene ligada, peça a Deus, pois, nós não sabemos o perigo que nos cerca”, diz ele emocionado.

Agradeceu ainda aos companheiros do Segundo Pelotão, destacando a importância de cada um dos policiais, "estou sendo homenageado, mas divido essa homenagem com cada um de vocês, sozinho não sou ninguém, sozinho não faço nada, essa homenagem eu dedico a cada um de vocês presentes”, diz o PM.

Iranildo agradeceu também aos Sargentos, Cabos e Soldados com os quais já trabalhou, destacando o Subtenente Rocha. “Quero agradecer ao meu comandante direto Primeiro Sargento Ribas, uma pessoa que tem comandado esse Pelotão com muita excelência. Agradeço ao meu Capitão Celso que muitas vezes está presente aqui, nos auxilia e instrui. Muito obrigado a todos vocês, e uma salva de palmas a Policia Militar”, finaliza o PM Iranildo, homenageado da noite.

 

Capitão da Policia Militar Celso Luiz Rodrigues

 

O Capitão Celso agradeceu a Câmara e os vereadores pela homenagem, agradeceu a banda e disse ser uma satisfação ter um PM sobre o seu comando sendo homenageado. Usou dizeres do jornalista Alexandre Garcia para falar da polícia. “Hoje não é fácil ser Policial Militar no Brasil, acho que precisamos começar a conclamar a todos a sair de cima do muro, ou estão do lado da Policia, ou estão contra. Precisamos deste apoio. Como o Iranildo disse, nossa base é a família, lidamos com diversas dificuldades, e nos purificamos quando chegamos em casa; um abraço de um filho de uma filha, da esposa que ganhamos, nos dá energia para o dia seguinte”, diz Celso, que ainda afirma tratar todos os Policiais que estão sobre o seu comando como filhos. “Vou até o inferno quando precisar, mas se der um passinho fora, eu preciso corrigi-los. Venho de família de militares, e galguei todos os postos da PM, posso dizer que eu sou um capitão privilegiado pela tropa que tenho. Deveríamos homenagear todos, mas temos que escolher apenas um, e assim como nas demais cidades muito bem escolhido”, explica o Capitão

Ele ainda disse que a Polícia Militar está à disposição de qualquer cidadão, destacou o papel da família do policial militar e finalizando disse que ser policial é um sacerdócio. “É algo diferenciado, como disse anteriormente,  lutamos para valorizar nossos Policiais, para que se sintam motivados para fazer sempre mais para comunidade. Queria deixar o meu abraço, o meu agradecimento ao Iranildo aos familiares porque se o Iranildo é o que é hoje é porque ele teve uma base familiar, e um abraço aos demais Policiais de Guariba, desejando a todos um bom final de ano”.

Eduardo Ribas

Desejou boa noite aos presentes e cada uma das autoridades em especial, aos companheiros de trabalho e também aos funcionários da Câmara Municipal. Agradeceu aos vereadores pela inciativa e ao seu efetivo pelo trabalho. Ribas destacou a atuação do PM Iranildo, a importância da sua família e o carinho de sua espessa. “Acompanho o trabalho do Iranildo e no meu intimo no meu particular, sei o quanto perseguiu este momento, sem pisar em ninguém e sendo profissional, parabéns.  Quero parabenizar sua família, porque é difícil vermos tantos familiares prestigiando os policiais militares, deixando os seus afazeres diários. Obrigado por vocês estarem aqui, porque o Iranildo merece. Denise muito obrigado e parabéns, você também é uma guerreira e sabemos quanto batalhou este ano longe daqui, e devo confessar que nas poucas vezes que conversei com o Iranildo, no período que estava longe, sempre se emocionou quando falava de você. Você e a família tem uma parcela muito importante nesta conquista”, diz ele desejando boas festas à todos .

 

Prefeito Doutor Francisco Mançano

 

O Prefeito foi breve em sua explanação. Desejou boa noite aos presentes, discursou sobre o sacerdócio e a missão que cada profissional tem em sua vida e profissão, destacando os Policiais Militares. Dr. Francisco pontuou as dificuldades diárias do PM e enalteceu os homenageados da noite. “Pastor Isaias, meu grande amigo, fico feliz em saber que o senhor é o pai do Iranildo, tenho grande admiração por você. O senhor gerou um filho muito importante para Guariba e acredito mesmo Iranildo, que quando você esta em patrulha ele esta com o joelho dobrado. Quero também destacar o pessoal que recebeu a Laura de mérito pessoal, o Sargento Frediane, uma pessoa que sempre tem colaborado com Guariba, e mesmo tanto distante está por perto. Parabenizo ao Iranildo também pelo recebimento dessa láurea e o Soldado Marcos Ardengue, vocês passaram por um processo de seleção muito rigoroso na Policia Militar, vocês são merecedores de todo esse mérito, meus parabéns”.

O Prefeito destacou a Banda da Polícia Militar e os Pastores Olisvalte e Oswaldo, finalizando disse que a comunidade de Guariba tem um grande respeito pela Policia Militar, mais uma vez parabenizou os homenageados, destacando o PM Iranildo e desejou a toda população de Guariba um Feliz Natal e um Ano Novo com muita Paz e Saúde.

 

Paulo de Sá

 

O vereador cumprimentou os presentes, parabenizou o homenageado da noite e citou uma passagem desagradável que teve com sua família, quando alguns marginais invadiram sua residência e destacou o trabalho de todo o efetivo da Polícia de Guariba. “Agradeço muito pelo apoio que vocês deram, e a partir de hoje vou incluí-los em minhas orações, pedindo para que Deus guarde vocês em cada jornada da vida de vocês, e quero desejar a todos os presentes um feliz natal e um próspero ano novo. Muito obrigado”.

 

Juninho Leite

 

O vereador destacou a atuação do PM Iranildo, homenageado da noite. Disse que uma cidade se constrói com a participação de todos, com uma sociedade unida, com uma sociedade voltada ao bem comum. Juninho disse que tem em sua família um primo e um cunhado Policial Militar. Finalizando disse que em suas orações sempre pede proteção a cada Policial Militar. “Oro a Deus, que esteja presente na vida de vocês, em cada casa, em cada lar, em cada viatura os protegendo. Simplifico o que é Policia Militar em uma única palavra, heróis. Feliz natal a todos”.

 

Marquinhos Osti

 

O Presidente da Câmara à Doc. Desejou boa noite aos presentes e disse que no ano de 2.010, o qual era presidente da Câmara, os vereadores em conjunto com a Polícia Militar idealizaram este Projeto de Lei, que abre espaço para homenagear os Policiais Militares. Marquinhos disse que se sente a vontade para falar da Polícia, pois, tem um sogro, um cunhado e um sobrinho que fazem parte desta instituição. Comentou também sobre a importância da PM no dia a dia da sociedade e as dificuldades da profissão. “O trabalho da Polícia Militar, não é um trabalho de eficiência é um trabalho eficaz, está além da eficiência porque a PM está todo momento defendendo cada um de nós, e, diga – se de passagem, um trabalho ardo e cheio de perigo. Muito obrigado a policia militar, e a todos aqui presente, um ótimo natal e um ano novo prospero. Abraço”, finaliza.

 

Após as homenagens foi encerrada a solenidade. Ao final a banda da Policia Militar executou a canção do policial e foi oferecido aos presentes um coquetel.

 

 

André Estevam – Assessoria de Comunicação – Câmara do Município de Guariba

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.