Câmara de Guariba troca endereço eletrônico e atende as especificações da Lei de livre acesso

por André Luís Estevam publicado 12/06/2015 14h29, última modificação 08/05/2018 21h29

Após as mudanças realizadas pela mesa diretora biênio 2015/2016, relacionadas às transmissões das sessões. Mais uma vez a Câmara de Guariba sai na frente e substitui a nomenclatura de seu endereço eletrônico.

Anteriormente o acesso ao portal eletrônico atendia pelo endereço www.cmguariba.sp.gov.br, agora o endereço mudou para www.guariba.sp.leg.br.  A extensão .leg cria uma identidade virtual padrão para o Poder Legislativo. O .LEG é o domínio do Legislativo na internet, ou seja, é o nome que agrupa todos os órgãos do Poder Legislativo na rede mundial de computadores, pode e deve ser utilizado por todos os órgãos do Poder Legislativo brasileiro.

O .LEG, é gerido pelo Poder Legislativo enquanto o .GOV é gerido pelo Poder Executivo. Dessa forma, a Casa legislativa passa ser autônoma também na Internet.

Senado Federal (www.senado.leg.br), Câmara dos Deputados (www.camara.leg.br) e Tribunal de Contas da União (www.tcu.leg.br) passaram a adotar o .LEG em outubro de 2012, segundo informações oficiais. As Assembleias Legislativas, Câmaras Municipais e Tribunais de Contas estão aderindo aos poucos ao novo domínio, e a Câmara de Guariba mais uma vez busca estar de acordo com o proposto e sai na frente de demais cidades da região.

O Interlegis, que é um programa do Estado Brasileiro, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e administrado pelo Senado Federal do Brasil. Tem por missão integrar e modernizar o Poder Legislativo Brasileiro, nos níveis Municipal, Estadual e Federal. Busca melhorar a comunicação e o fluxo de informação entre os legisladores, aumentar a eficiência e a competência das Casas Legislativas e promover a participação cidadã nos processos legislativos. Ele atua com base em quatro pilares: Capacitação, Comunicação, Informação e Tecnologia. Este serviço é gratuito a todas as Casas Legislativas do Brasil e atende a Lei de livre informação. A Câmara de Guariba já está em desenvolvimento em parceria com o interlegis há mais de oito meses e o portal está em pleno funcionamento atendendo todas as especificações.

O Presidente Marquinhos Osti, em nome de todos os vereadores comentou a respeito. “Nós vereadores estamos buscando cada dia mais padronizar, divulgar e dar transparência aos atos e ações do Legislativo de Guariba. Esta padronização atende as especificações propostas pela Lei de Livre acesso à informação, além de que com o interlegis não temos mais custo de hospedagem e o portal eletrônico se torna mais ágil, facilitando o acesso à informação de cada cidadão. Estamos também acertando os detalhes para começarmos a transmitir nossas sessões e audiências públicas em vídeo pela internet. É mais um passo que estamos dando, buscando sempre fazer um bom trabalho, tendo sempre transparências e acima de tudo, compromisso com a população de Guariba”, finaliza o Presidente da Câmara vereador Marquinhos Osti.

 

 

André Estevam – Assessoria de Comunicação – Câmara do Município de Guariba

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.