Câmara realiza 42ª Sessão Ordinária

por André Luís Estevam publicado 20/03/2015 13h50, última modificação 08/05/2018 21h28

A Câmara do Município de Guariba realizou na noite de terça-feira (17) a 42ª sessão ordinária da 16ª Legislatura. Após as formalidades foi dado início a reunião. Como não havia nenhum projeto em pauta foram lidas as indicações, moções e requerimentos apresentados pelos senhores vereadores. As indicações foram encaminhadas ao chefe do Executivo Municipal para os seus pareceres e as moções e requerimentos após a votação, aprovadas pelos senhores vereadores.

Por não haver projeto em pauta não houve Ordem do Dia. A sessão se encaminhou para a última parte, a explicação pessoal de cada vereador de acordo com o artigo 131 do regimento Interno da Casa.

 

Zé Carioca – PTC

 

Foi o primeiro vereador a utilizar a tribuna, ele desejou boa noite aos presentes. Ele comentou em relação ao grande volume de água de chuva que caiu no município e segundo o vereador muitos munícipes reclamaram via rede social do cruzamento da Avenida Joaquim Carlos de Matos com a Rua Sampaio Vidal. “As vezes o munícipe não tem conhecimento, mas nós vereadores estamos tomando providencias, neste local, no ano de 2013 na indicação 158, eu solicitei melhorias naquele cruzamento. Na resposta da prefeitura disseram que o trecho é muito antigo e segundo a resposta da prefeitura é impossível o aterramento, ou seja, foi uma via mal projetada. Tem duas bocas de lobo e não suportam o volume de água que ali acumula. Estamos buscando recursos para construção de galerias e se conseguir estarei indicando ao Prefeito para que se faça reparos neste local, assim como em outros”, explica o vereador.

O vereador ainda agradeceu o Prefeito por atender a indicação 160/13 em que solicitou internet gratuita wi-fi em pontos da cidade. “É um benefício para a população e agradeço ao Prefeito. Nós criticamos, mas também elogiamos quando necessário, temos de ser justos. Boa noite”, finaliza ele.

 

Dr. Pedro Carlos – PV

 

Cumprimentou os presentes e solicitou a mesa uma moção de aplausos ao casal formado pelo meu filho, Dr. Lucas José Garcia Dias e a Francine Ziviane Garcia Dias, “que vai nos agraciar com mais uma netinha, que vai chegar no mês de julho com o nome de Helena, quero desejar que venha saudável, cheia de energias e que traga muitas felicidades à família e a todos nós”.

Comentou também sobre a indicação que fez na última sessão indicando o nome do Senhor Paulo Rocca em alguma via do município. “E a família me mandou um agradecimento e fiquei muito feliz em receber estas palavras de agradecimento,”, diz o vereador que leu os agradecimentos. “Temos que valorizar os amigos e lembrar das pessoas que passaram por Guariba, fico feliz que tenham reconhecido isso. Obrigado pela atenção de todos”.

 

 

Paulo de Sá – PSDB

 

Desejou boa noite aos presentes, e reiterou duas indicações, que segundo o vereador havia feito no ano anterior. “Uma em relação a colocação de caixas de ferramentas nos ônibus que transportam os braçais da Prefeitura. Não é legal e correto transportar os braças com as ferramentas junto deles, evitando acidentes. Outra diz respeito às lombadas em frente às escolas municipais. Em algumas já foram colocadas, porém em outras ainda não foram instaladas, que seja atendida esta solicitação e que se coloque faixas de pedestres também”, explica Paulo.

Aproveitando a oportunidade solicitou também a poda de alguns galhos na vicinal que liga Guariba à Motuca. “Já aconteceu alguns acidentes naquela baixada da Fazenda São Bento. Fiz a indicação ao Secretário do Meio Ambiente para que faça a poda, ou se for o caso que acione o DER e que se resolva o problema”, diz ele destacando a presença de funcionários da Prefeitura, “parabéns por terem vindo reivindicar os teus direitos e que venham sempre nas sessões camarárias”.

 

Juninho Leite - DEM

 

Ao utilizar a tribuna livre o vereador cumprimentou a todos os presentes e comentou sobre a resposta que recebeu da prefeitura referente a algumas indagações e questionamentos sobre alguns importantes equipamentos que se encontra encaixotados na prefeitura municipal ‘’ No meu ver estes equipamentos poderia estar sendo útil a centenas de pessoas que aguardam por importantes exames na cidade. Dede o inicio do meu mandato venho trabalhando junto aos deputados Vaz de Lima que mandou o endoscópio, e o deputado Rafael Silva que nos enviou o aparelho de ultrassom nos valores que ultrapassaram R$ 230 mil. Segundo o vereador a secretaria da saúde disse que os equipamentos serão encaminhados assim que terminar a reforma do prédio onde será estalada a nova sede da unidade de saúde ‘’ Agradeço à senhora Bete secretaria da saúde e ao Prefeito Dr. Francisco e peço para que possa agilizar esses tramites, o mais rápido possível, pois são equipamentos importantíssimos já comprados e de extrema necessidade para a saúde do povo guaribense”, explica o vereador.

O vereador comentou e parabenizou o vereador Zé Carioca referente à indicação sobre a Rua Joaquim Carlos de Mato ‘’No ano de 2013 havia sido aprovado por essa casa um requerimento referente ao alagamento naquela via o problema é antigo, e refaço aqui e coloco as palavras do companheiro Zé carioca, para que seja feito o troca mento destas vias conforme mostra as fotografias, forma-se uma bacia sem escoamento de água que chega amedronta os moradores, invadindo algumas casas. Então nos já entramos em contato com a secretaria de obras e outros companheiros aqui também estão lutando por esta causa, não mediremos esforços para poder sanar esse problema, como bem outros existentes em bairros do município, sabemos que o investimento em galerias e um investimento milionário mais tem que ser feito, pois se faz necessário para guariba’’. 

Ainda em sua fala o vereador pediu a atenção do executivo e convidou todos os vereadores para assinar uma indicação que se remeta a casa de leis o projeto referente ao FUNDEB. ‘’ Convido todos os vereadores a subscrever conosco, anexei a indicação um projeto de lei que busquei em outro município que passou pelo mesmo dilema do não repasse integral da sobra, como combinado aos professores e acredito que estudando, dialogando e estruturando através de um projeto ficara mais fácil, legal e plausível, quanto para a administração quanto para os professores. Só um atento nas indicações eu gostaria que a prefeitura estudasse a possibilidade de se estender o repasse a todos que compõe a rede municipal de educação, coordenadores, professores, diretores, bibliotecários enfim todos os envolvidos na área da educação, pois e mérito de todos por ser especifico da educação como são todos envolvidos direta ou indiretamente que seja estudado e remetido à casa um projeto que pudesse valorizar a todos da área da educação’’, diz Juninho.

O vereador aproveitou a oportunidade e parabenizou o Prefeito Dr. Francisco pela determinação que teve para que as obras do CDHU fossem reativadas. ‘’ Temos que ser justos e aplaudir quando a méritos, tenho acompanhado inúmeras vezes a ida do Prefeito a São Paulo dede o ano passado para tentar sanar a situação provocada unicamente pelo governo do estado de São Paulo, a prefeitura somente vem acompanhando, mais infelizmente muitas coisas nas esquinas são ditas pelo não dito, mas sabemos da briga que o município travou junto ao estado para liberação de recursos para finalização destas casas. Enfim as obras foram reativadas pela construtora e esperamos que sejam finalizados e entregas àqueles que realmente vêm esperando pela tão sonhada casa própria’’.

Deixou registrado ainda a indicação que vem solicitando desde 2012 dos ônibus escolar para os alunos de matão, que esta semana foi entregue e já esta em circulação oferecendo conforto e segurança a todos os alunos. O vereador comentou também a indicação que fez junto a nobre companheira Marcia Scalon sobre a iluminação do canteiro central do cemitério que esta proporcionando segurança e evitando roubos de túmulos como vinha acontecendo no passado. Juninho falou sobre a reativação do museu, que a mais de nove anos o mesmo se encontra desativado. ‘’ A tendendo a indicação e contando com a colaboração de vários voluntários as obras já anunciaram e em breve será entregue a comunidade, ‘’ comenta.

Finalizando a sua participação enviou uma moção de aplausos ao presidente da Coplana, pelo evento que Guariba recebeu na ultima sexta feira, denominado mais cana um projeto de incentivo ao cultivo de novas tecnologias no plantio e colheita, ao Pastor Roberto Arruda da igreja assembleia de Deus Madureira pelos trabalhos sociais que vem acompanhado de perto e ao Pastor Manoel Dias da Assembleia de Deus Ministério de Belém pelo evento a favor a bíblia o congresso bíblico.

 

Professor Anselmo – PTB

 

Primeiramente cumprimentou os presentes e solicitou que o Ticket Alimentação seja proporcional a todos os funcionários, “inclusive os que passam pelo processo seletivo; às vezes eles tem de 12 a 18 aulas e não recebem nada do ticket alimentação. Que o ticket alimentação seja proporcional a todos os funcionários que não tem uma jornada de trabalho completa.

Agradeceu ao prefeito Dr Francisco e a Secretária de Saúde Bete CorreaLeite por terem encaminhado um paciente que lhe procurou com problema sério de saúde, “e o encaminhamento graças a Deus foi conseguido. Algo que poderia demorar vários meses, em dois dias eles conseguiram vaga. O senhor já iniciará o tratamento. Isso nos honra muito em poder atender a população”.

Parabenizou também a Assessora de Comunicação da Prefeitura, Vanessa Evangelista, “pois ela tem feito um trabalho de divulgação de todos os trabalhos que estão sendo feitos em todas as redes sociais, quer seja no whatsapp no facebook, tem sido muito eficiente, efetiva, eficaz. Parabéns Vanessa se todos os políticos tivessem alguém cuidando tão bem da imagem como você cuida o trabalho seria mais fácil para população acompanhar o que tem sido feito na cidade”.

O vereador comentou a respeito de diversas audiências públicas que a Câmara vem realizando e destacou a que foi realizada com as diretoras e com o Secretário de Educação. Disse que foi possível conhecer os indicadores externos, as avaliações e quais os indices atingidos por cada uma das escolas. “Nós constatamos que do primeiro ao quinto ano, está havendo uma evolução. A nota atingida se não me engano é 5.4, algumas chegam a 5.4 outras 5.5, mas temos alguns problemas extremamente sérios com as mesmas escolas, do primeiro ao quinto ano. Os indicadores apontam 4.4, 3.8, 3.3, 3.4, em outras unidades 5.1, 3.0, 3.9, 4.5, 5.8, que é a melhor entre elas. As unidades que estão com 3.5, 4, 4.3, são as que nos preocupam e até nos entristecem, porque a culpa sempre cai sobre o Professor e o Diretor da unidade educacional. Acho que essa culpa é do prefeito, do vereador, do secretário, do diretor, do professor, dos pais, de toda a sociedade. Porque o governo do estado implantou um sistema que faz com que o diretor e o professor sejam reféns desse sistema, que é  a progressão continuada, que é chamada entre os professores de empurrão continuado, " o aluno sabendo ou não está sempre sendo empurrado”, explica o vereador que ainda aproveitando o assunto convocou uma reunião com o Ministério Publico, Prefeito, Vereadores, Secretário da Educação, Pais, “enfim, torna-se necessário uma grande reunião, para que, possamos discutir. Nós já sabemos que há um problema, agora nós precisamos discutir a solução”.

Anselmo expôs ainda os indicadores dos anos finais de algumas unidades. “Uma escola teve 2.9 em um ano, 3.6 no outro, e a nota é de 0 a 10, 3.35 em um ano, 4.5 no outro, 2.7 foi pra 3.1 em 2013, 2.79 e 2014 manteve 2.79, 5.1, 3.9, 3.5, 2.8; notamos que nos últimos anos como o Governo do Estado implantou a progressão continuada onde os alunos já sabem que só com a presença eles conseguem passar de ano, não é necessário um esforço maior, os professores dão as aulas, mas, se o aluno não tem o devido interesse, os índices de aproveitamento das nossas unidades educacionais ficam nesses valores, nos anos finais está difícil de conseguir 4.5. Na minha época 4, era nota vermelha, ainda hoje o que fica abaixo de cinco é nota vermelha, então nos anos finais as nossas escolas do sexto ao nono ano quase todas estão com nota vermelha, garanto que a culpa não é dos diretores, não é dos professores, pra solucionar esse  problema nós precisamos de uma grande união pra combater todos esses problemas”, questiona Anselmo .

Ele explicou que por ser vereador pela primeira vez tinha alguns questionamentos e disse que procurou algumas pessoas para melhor elucidação como o Promotor Vanderlei Trindade da cidade de Cravinhos e Pontal e também o Delegado da Polícia Federal, Dr. Carlos. “Às vezes da à impressão que sou chato ou intransigente quando faço os questionamentos, mas tenho dúvidas, e preciso acabar com elas, porque antes de ser vereador eu já me questionava porque algumas coisas não aconteciam, como vereador eu tenho obrigação, ganho pra isso, fui eleito pra isso”.

O vereador comentou a respeito da reunião com o Conselho do FUNDEB, ocorrida segunda-feira na Câmara, disse que questionou algumas situações que o deixaram perplexo. “No dia 3 de fevereiro fiz um requerimento solicitando que me enviassem uma planilha detalhada com os gastos do FUNDEB, da contrapartida da Prefeitura e sobre a verba QESE. A somatória foi aproximadamente 34 milhões de reais’, diz ele que ainda questiona. “Enviaram uma planilha onde os gastos com combustíveis somam 205 mil reais, fiz uma divisão pelo valor da gasolina em 2014, (R$2.90), daria para comprar quase 71 mil litros de gasolina, qual o erro? De quem fez a planilha, se esqueceu de colocar outros produtos, não eram só combustíveis, tinha também óleos e lubrificantes? Nessa conta que eu fiz eu segui o raciocino do ex-prefeito Hermínio. Em 2009 quando ele assumiu, falou que foram gastos tanto com combustíveis na administração anterior, que daria pra dar várias voltas na terra, ontem seguindo esse raciocínio pela quantidade de combustível que eu recebi, 71mil litros de gasolina, um carro que faça 10 km por litro, percorreria a distância entre a terra e a lua e ainda sobraria combustível, já que, entre a terra e a lua é de aproximadamente 340 mil quilômetros de distância. O Prefeito Dr. Francisco achou ruim, mas eu só segui o raciocínio do ex-prefeito. O erro não é meu é de quem manda informações incompletas. Disseram que eu quero travar a prefeitura, não tenho interesse nenhum em travar a prefeitura, tenho interesse que me mandem as respostas da forma que eu estou fazendo os questionamentos” explica Anselmo que diz ainda. “Me veio depois de quase quarenta dias; combustível 205 mil, transporte com alunos 500 mil, construção do centro do professor, vale ressaltar que começou em 2011, só em 2014 consumiu 400 mil reais e a construção ainda está pela metade; material esportivo educativo 717 mil, manutenção e conservação de veículos outros tantos, processamento de dados e lousas digitais um pouco mais de 2 milhões . A soma de tudo aproximadamente seis milhões e oitocentos mil reais. Se o que eu estou solicitando está travando a prefeitura, por favor, me chame e vamos conversar talvez eu esteja errado, talvez esteja pedindo dez, vinte, trinta itens, me esclareça um ou dois por semana num período curto, talvez em um ou dois meses, todos os questionamentos seriam sanados. O que eu peço, é que me deem mais atenção, me tratem com o respeito que eu trato a todos da prefeitura; não tenho duvidas da boa aplicação, mas, é a minha obrigação fiscalizar a aplicação do dinheiro público”.

Finalizando sua participação o vereador comentou a respeito da grande quantidade de chuva no final de semana, e afirmou que tem conversado com o senhor Quilim Maduro e com a senhora Sueli, moradores na Rua dos Rocca, Na Vila Gomes de Azevedo. “Lá, eles enfrentam um grande problema. Quando a chuva vem forte, tem enxurrada de barro, e invade algumas residências. Eu já fui com o Juliano da Secretária de Obras, ele viu que tem um problema, a casa dela foi construída abaixo do nível da Rua, mas o ideal seria que corresse somente água, a casa dela tem sido frequentemente invadida por muita lama. Peço que a Secretaria de Obras preste atenção nessa solicitação que eu fiz no dia 3 de fevereiro, e vejam de onde vem tanta lama que está invadindo a casa da Sueli e outras casas também. Obrigado”.

 

Marquinhos Osti - PTB

 

O presidente foi o último a se pronunciar, ele cumprimentou os presentes e agradeceu ao Prefeito por ter atendido uma de suas indicações, em que, solicita que a prefeitura trocasse os talheres e pratos das escolas municipais, “para que não se usasse mais os de plástico. Graças a Deus já foram trocados em várias escolas”, diz o Presidente, afirmando que fez essa indicação em mandatos anteriores e disse que foi atendido agora. “O trabalho do vereador é lento, mas as coisas acontecem quando perseveramos, precisamos continuar cobrando, exigindo, pedindo, solicitando aquilo que é necessário”.

Marquinhos solicitou ainda uma moção de aplausos e congratulações ao Deputado Estadual Davi Zaia, que tomou posse dia 15 de março sendo reeleito. “O ex-deputado Vitor Sapienza me apresentou e apresentou também o Deputado ao Dr. Pedro Carlos, para termos a mesma parceria que tínhamos com o Vitor Sapienza. Estamos animados com esta nova parceria. Então que seja encaminhado ao Deputado Davi Zaia, uma moça de aplausos e congratulações em seu nome e do Dr. Pedro, desta casa e do povo de Guariba. Esta parceria será de suma importância para o crescimento e desenvolvimento de nosso município” diz ele que emenda solicitando uma moção também ao ex-deputado Vitor Sapienza, “por tudo que fez por Guariba, que seja destinado a ele e toda sua equipe, muito atenciosa. Sempre fomos muito bem recebidos na Assembleia Legislativa, junto ao Deputado Sapienza. Mesmo sem mandato, no dia de ontem, recebemos através dele, panetones que serão entregue aos Projetos Mexa –se Talento, Águias, ao pessoal do judô, e APAFUG; entregaremos na sexta-feira pra presentear as nossas crianças e jovens. Trabalho incansável do ex-deputado que fez durante anos, em parceria comigo e com o Dr. Pedro e nos deixou claro que irá continuar fazendo, independente de estar na cadeira de Deputado ou não. Obrigado pela presença de todos e boa noite”.

Como não havia mais nada para ser lido, discutido e votado e como nenhum outro vereador quis fazer o uso da palavra, foi encerrada a 42ª. Sessão Ordinária da 16ª. Legislatura.

 

 

André Estevam – Assessoria de Comunicação – Câmara do Município de Guariba

Randdok
Randdok disse:
20/06/2019 07h33
Propecia Hiperplasia Prostatica Daily Levitra Buy Cialis From Canada <a href=http://aquedan.com>zoloft</a> Levitra Quotazione Farmacia Discount Cialis Canada
Randdok
Randdok disse:
22/07/2019 10h02
Cafergot <a href=http://drisdol.com>cialis 5mg best price</a> L Thyroxin Kaufen
Comentários foram desativados.