Câmara realiza Audiência Pública e discute assuntos relacionados a animais soltos nas ruas do município
A Câmara Municipal de Guariba esteve reunida na noite da última quinta-feira (21) às 18:00 horas para a realização de Audiência Pública Municipal que teve como finalidade tratar de assuntos relacionados aos problemas de grande número de cães soltos nas ruas. Estiveram presentes os vereadores Marquinhos Osti, Márcia Scalon, Lourival dos Gêmeos, Zé Carioca e Paulo de Sá, além do Secretário Municipal de Administração Daniel Louzada, representando o município e também o médico veterinário responsável pelo setor de Zoonose Valeriano Voltarelli Júnior; munícipes preocupados com a causa também acompanharam e debateram sobre o assunto.
O Presidente da Câmara Marquinhos Osti após as formalidades passou a palavra ao Secretário Daniel Louzada, que disse que na última semana o Prefeito, Secretários e Vereadores estiveram reunidos na sede da Prefeitura discutindo assuntos relacionados à Guariba e um dos assuntos discutidos nesta reunião foi o tema em discussão. De acordo com o Secretário, esta primeira reunião servirá para “identificar as causas, criar instrumentos para evitar que estas causas continuem avançando, e também instrumentalizar uma ferramenta para que a prefeitura em parceria que a sociedade e com o apoio importantíssimo da Câmara Municipal, que já se mostrou sensível com a realização desta Audiência Pública, consiga desenvolver uma ação que venha a atacar estas causas a serem identificadas, e também encontrar e dar destino correto a estes animais, que infelizmente, estão sem vínculo afetivo com ninguém”.
Daniel destacou o trabalho realizado voluntariamente por munícipes, afirmando que a prefeitura após estudos pretende intensificar e fortalece-los através de políticas públicas, assim como comentou que fez uma pesquisa com municípios circunvizinhos e que pretende discutir com os envolvidos ações que ajudem a intensificar. O Secretario destacou a legislação que rege os poderes públicos. “No Poder Público, só podemos fazer aquilo que a Lei permite, não dá para o Poder Público desenvolver uma política pública no município, um programa ou projeto se não tiver amparado na Legalidade, na funcionalidade e na disposição orçamentária, principalmente se precisar além de dispor de estrutura, dispor de investimento; é por isso que muitas vezes uma política pública para acontecer, demanda de tempo, porque ela precisa ser muito bem planejada para que não envolva riscos nem para o Prefeito Municipal, nem para Câmara Municipal e muito menos às pessoas envolvidas com esse tipo de projeto”, explica.
Após as explicações do Secretário, vereadores e munícipes puderam debater sobre o tema. O veterinário responsável pelo setor de Zoonose comentou sobre a castração de animais no município. Disse que realiza este trabalho desde 1998 e que muitas cidades vizinhas sabem disto, “acontece que muita gente de fora, tá soltando animal aqui em Guariba, devido a este número de castração que a gente faz, e também, muitos estão trazendo animais pra gente castrar aqui, dando endereço de pessoa pessoas daqui de Guariba, e isso daí traz um problema sério. Castramos de cinco a seis animais por dia, e se por um acaso uma das meninas do grupo liga pra mim falando que existe algum animal no cio, na rua eu prontamente atendo”, explica ele. Em relação à construção de um canil municipal, Júnior se mostrou receoso. “Eu particularmente tenho um pouco de medo de falar em abrir um local para colocar animais, porque eu sei que vai ser um depósito de animal e infelizmente eu acho que a população não tem consciência disso. Aproveito a oportunidade pra avisar que a gente faz a vacinação contra raiva de cães e gatos, e que agora está sendo lá no Ambulatório novo, todo dia das 11:00 ao meio dia, todos os dias vacinando os animais contra raiva, e espero que a população esteja assistindo e compareça lá levando seus animais para vacinar”.
O presidente Marquinhos Osti em suas considerações finais agradeceu aos vereadores que estiveram presentes assim como todos os participantes e envolvidos na Audiência. “Hoje nós estamos iniciando um trabalho que eu tenho certeza que vamos colher bons frutos, e não podemos deixar esfriar, vamos organizar nossas visitas à Monte Alto, à Matão, vamos falar com prefeito das possibilidades para que possamos começar a cada dia buscar soluções a esta situação. Quero agradecer ao Secretário de Administração, agradecer ao Júnior Valeriano que é o chefe da zoonose e parabeniza-lo pelo trabalho que tem feito junto com as meninas, e eu sei disso, mesmo estando um pouco distante, eu sei do seu trabalho, e em especial a vocês, que tem feito este trabalho muito importante, que eu sei que é gratificante, porém oneroso. Hoje foi o pontapé inicial para que nós possamos realmente fazer alguma coisa pelos animais”.
O Secretário Daniel Louzada agradeceu a oportunidade de estar discutindo sobre o assunto e mais uma vez renovou o compromisso da Prefeitura.
Como mais ninguém quis fazer o uso da palavra foi encerrada a Audiência Pública Municipal. Aos munícipes que quiserem acompanhar na integra acesse nosso portal www.guariba.sp.leg.br/sessoes. Se inscreva em nosso canal no youtube.com/CamaraMunicipaldeGuariba e curta nossa fanpage facebook.com/CamaraGuariba.
Câmara do Município de Guariba
Trabalho Transparência e Compromisso com Você!
André Estevam – Assessoria de Comunicação