Câmara realiza sessão solene em homenagem ao Dia dos Professores

por André Luís Estevam publicado 21/10/2016 16h40, última modificação 08/05/2018 21h32
Os educadores Sônia Pimentel, Rosangela Aro, Pedro Petrazzo, Silvia Helena, Ratinho, Catia Goular, Irany Politi, Elenice Ragazzi e Alessandro Souza representaram o magistério na solenidade.

A Câmara do Município de Guariba realizou na noite do último sábado dia 15 de outubro Sessão Especial e Solene em homenagem ao Dia dos Professores. A Solenidade aconteceu no Plenário às 19:30 horas e teve a finalidade de homenagear o magistério da cidade, através de educadores escolhidos pelos vereadores em consonância com o Decreto Legislativo 003/2015.

O Presidente Marquinhos Osti primeiramente compôs a mesa principal chamando um a um os vereadores ou seus representantes, assim como na extensão, os convidados. O Pastor Olisvalte da Igreja Batista de Guariba fez um momento de reflexão.

Na sequencia foi lido o Decreto Legislativo, foi também apresentado um pequeno vídeo em homenagem aos Professores e posteriormente entregue o certificado de Honra ao Mérito ao cada um dos homenageados.

A Secretária da Educação Professora Valquíria disse algumas palavras. Cumprimentou todos os professores nas pessoas dos homenageados da noite e afirmou que, “nenhuma homenagem será suficiente para merecer todo o esforço e trabalho, dessa classe que infelizmente ainda não alcançou o devido reconhecimento”. Justificou a ausência do Prefeito e afirmou que auxilia e acredita que a educação faz a diferença.

“Ser professor é deixar a sua marca em cada pessoa que passa pela vida de vocês. Deixo aqui o meu agradecimento, pois, em minha vida tive professores e deixo aqui meus parabéns a cada um de vocês que estão sempre lutando nesta profissão que é a grande responsabilidade de estar cuidando da vida de tantas crianças e jovens. O meu imenso respeito a todos vocês”, diz a Secretária.

O vereador Paulo de Sá agradeceu a presença de todos e disse serem justas as homenagens. Comentou sobre o seu homenageado, o Professor Pedro Petrazzo Junior. Afirmou que é um grande profissional “e esta homenagem é merecido, por sua maneira de ser e de ensinar. Nos dias de hoje está cada dia ser mais difícil ser professor, muitos acreditam que o professor é responsável pela formação de caráter”, diz o vereador que ainda parabeniza o Senhor Pedro Petrazzo, pai de seu homenageado. “Parabéns pelo filho que o senhor tem, é um exemplo de pessoa e de profissional, que Deus abençoe a todos”.

O vereador Lourival dos Gêmeos também disse algumas palavras, falou que existe muita responsabilidade na profissão de Professor e que são importantes para o futuro do país. Comentou que ainda não teve a oportunidade de ser aluno do Professor Wagner Osti (Ratinho), seu homenageado, mas que tem filhos e sobrinhos que foram seus alunos e que dizem muito sobre o caráter e profissionalismo. “A todos vocês professores, meus parabéns, um forte abraço e que Deus ilumine a cada dia”.

O Assessor do vereador Juninho Leite, que esteve representando o vereador e disse algumas palavras. Afirmou que Juninho está muito feliz podendo encerrar o seu ciclo político homenageando aqueles que são merecedores de todas as honras, “vocês professores. Se existem heróis nesse Brasil são vocês Professores, que não medem esforços, sacrifícios, para fazer um mundo melhor. Hoje é uma data que deve ser lembrada. Desejo a todos felicidades, em especial a senhora Sônia Pimentel pelo compromisso de prestar um importante serviço à comunidade continue assim que Deus abençoe feliz dia do professor, e que esta mensagem possa ser estendida a todos que compõem o quadro Municipal e Estadual de Educação. Contém contem sempre comigo, do amigo Juninho Leite”, discursa o Assessor do Vereador.

O Professor Pedro Petrazzo Junior disse algumas palavras. Primeiramente agradeceu ao vereador Paulo de Sá pela escolha. “Paulo eu quero que saiba que sinto orgulho de ter sido seu professor e dizendo aqui tão bem representado no papel de vereador pela suas benfeitorias conquistas pelo seu progresso interior e exterior, parabéns e obrigado pela homenagem. Agradeço à minha família especial meu pai aqui presente do lado da minha irmã que tanto amo, que com muito esforço e trabalho penso que me deu a melhor herança, o meu diploma, a minha formação. Fico nesse momento emocionado e agradecido, é o momento de agradecer a Deus por ter essa família, por ter esse pai que não mediu esforços; eu sou um privilegiado. Privilegiado de estar aqui, de ser homenageado e de ter esse diploma, porque foi com ele e tem sido com ele, que busco o meu conforto, minhas realizações na medida do possível, ao longo desses 30 anos de Magistério, 31 agora em maio completei 31 anos de Magistério. Procuro exercer a minha profissão com compromisso e responsabilidade e portanto, me sinto honrado de receber este certificado de reconhecimento, como é bom ser reconhecido e ter esse reconhecimento pelas minhas atividades profissionais. Queria dizer que esta homenagem não se resumisse apenas nesta noite de hoje de comemoração, não se resumisse só nos aplausos, nas palavras bonitas de parabenização, mas que tenham atitudes de valorização. A melhor homenagem que queremos receber é assegurar nesta casa leis, que valorize a classe de profissionais da Educação que assegura em nossos direitos de modo a valorizar e estimular quem constrói em sala de aula o futuro desse País, em especial do nosso município. Afinal somos nós que fazemos ou não a diferença em sala de aula e vejo cada Vereador como pessoa que deve não apenas criar projetos bonitos que muitas vezes até acabam ficando engavetados e que tenham ações sempre. As palavras passam, mas as ações permanecem”, discursa ele e finaliza sua participação citando uma frase de Rubem Alves. “Esta frase para mim sintetiza o que é ser professor. ‘Ensinar é um exercício de imortalidade de alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela Magia da nossa palavra o professor assim não morre jamais’. Obrigado a todos”.

A Professora aposentada Irany Politi também disse algumas palavras sobre a homenagem. “Aos vereadores, a nossa querida Secretária da Educação, a todos vocês meus colegas, mesmo aposentada considero-os meus colegas de profissão. Quero agradecer muito a você meu ex-aluno Marquinhos, que foi o meu aluno no colegial; um excelente aluno. Continua sendo uma excelente pessoa, que tenho muito respeito. Fico feliz por essa homenagem. Fico muito feliz em ver que eu tenho ex-alunos daqui, e ser professora é ter muito amor no coração porque senão a gente não consegue, se a gente não tiver muito amor no coração à gente não consegue ser uma boa professora, isso é tudo que nós precisamos, porque eu sou formadora de crianças, e isso vai influenciar no seu caráter, e como posso trabalhar uma criança sem ter amor”, explica ela que ainda agradece sua mãe, presente na homenagem. “Com 99 anos ainda me acompanha e é minha amiga e companheira. Desejo que todos vocês terminem como eu no magistério, sempre com muita vontade de dar aula, se eu pudesse, voltaria para sala de aula. Meu muito obrigada a todos uma boa noite”.

O Presidente da Câmara vereador Marquinhos Osti foi o ultimo a utilizar a tribuna e afirmou que a noite de homenagens é uma noite de graças, “desde 1997 esta Casa tem trabalhado em prol ao professor em especial ao Magistério Público Municipal. Em 1998, fizemos a criação do Plano de Carreira do Magistério Público Municipal em que fui um dos responsáveis junto com a professora ver Eliana para montar este Plano. Em 2004 fizemos uma reestruturação, e agora em 2014 novamente fizemos outra restruturação procurando melhorar sempre as condições de vida de cada um dos nossos professores. Durante esses 20 anos que estive como vereador também estive na sala de aula como professor, Estou completando 23 anos de Magistério Público, já passei por todas as cidades da nossa região como Santa Ernestina, Pradópolis, Jaboticabal, Monte Alto, Motuca entre outras e nessa longa trajetória como professor da mesma forma eu vejo que muitos dos professores que estão aqui não começaram em Guariba começaram a sua carreira de longa data em outras cidades porque toda vez que nós estávamos frente ao Magistério Público do Estado não sabemos onde iremos dar aula no ano seguinte então era sempre aquela loucura nas atribuições de aula então muitos dos professores não tiveram o privilégio de começar a lecionar em Guariba estar aqui por durante todos esses anos mas graças a Deus depois de 97, com a municipalização do ensino no município de Guariba, nós conseguimos ter a condição de oferecer para os nossos professores guaribenses maior segurança e melhores condições para que pudessem dar aula na sua cidade, ficar mais próximo da sua casa. Ser professor não é só ensinar, é também aprender, porque, na maior parte das vezes nós mais aprendemos do que ensinamos. Ser professor é ensinar o amor, ensinar a solidariedade, e enxergar o próximo como você queria que todos lhe enxergassem, é só assim, que nós consigamos de uma maneira correta fazer a nossa parte como educadores, como professores digo a todos vocês que durante todos esses anos, nessa longa caminhada no magistério, quem teve a oportunidade trabalhar comigo como professor sabe muito bem disso, procurei sempre me capacitar, procurei sempre buscar novos caminhos. Tive a oportunidade de fazer pós-graduação, de fazer direito, de seguir outros rumos, mas, o sacerdócio de ser professor é por vocação, é por vontade; Professor quando está na sala de aula, esquece todos os seus problemas, até mesmos problemas pessoais, porque dentro de uma sala de aula nós temos problemas muito maiores. O Professor faz parte da vida dos seus alunos, parte da sua vivência, da sua educação, em especial da constituição do seu caráter, da sua moral, da ética e dos bons costumes, vivemos numa era onde tudo é digital, tudo pode ser substituído, menos o professor. Podemos ter nas nossas escolas lousas digitais, aparelhos de alta tecnologia, mas se não tiver aquele aparelho humano não adianta nada. Quero parabenizar todos vocês por esta data e espero que daqui pra frente, começando do nosso município, passando para o Estado e também para o Governo Federal, que o investimento que nós precisamos hoje para melhorar a qualidade de vida da população, para melhorar o emprego, para melhorar tudo, seja a visão de todos os governantes começando pela educação. Países de primeiro mundo colocam em sua gestão governamental em primeiro plano, em primeiro lugar a educação, e os profissionais da educação”, discursa o Presidente.

 “Professores vocês são o esteio de Guariba, o esteio do Estado, o Esteio da nossa nação, parabéns a todos e que Deus te abençoe e continue conservando a paciência tranquilidade para que vocês possam continuar semeando o amor no coração de cada uma de nossas crianças, dos nossos alunos”. Finaliza.

 

Aos que quiserem acompanhar na íntegra a Solenidade acesse nosso portal www.guariba.sp.leg.br/sessoes, assine nosso canal www.youtube.com/CamaraMunicipaldeGuariba, curtam também nossa fanpage www.facebook.com/CamaraGuariba.

 

Câmara do Município de Guariba

Trabalho, Transparência e Compromisso com Você!

 

 

André Estevam – Assessoria de Comunicação – Câmara do Município de Guariba

 

 

 

Austsheeby
Austsheeby disse:
07/05/2019 17h23
Maximum Dose Amoxicillin [url=http://hxdrugs.com]buy generic cialis online[/url] Priligy Safe Brand Cialis Dutasteride On Line Without Dr Approval Pharmacy
Austsheeby
Austsheeby disse:
03/06/2019 03h36
Cialis Mutuabile Cialis V Levitra [url=http://ilfrc.com]que es viagra[/url] Baclofene Perte De Poids Discount Erectile Dysfunction Drugs
Austsheeby
Austsheeby disse:
16/06/2019 14h40
Amoxicillin Days cheap accutane online Secure Ordering Bentyl <a href=http://cialiviag.com>where to buy cialis online safely</a> Macrobid Buy Direct Free Shipping
Kellipato
Kellipato disse:
17/06/2019 04h13
Cialis Viagra Comparaison <a href=http://ciali5mg.com>cialis from canada</a> Amoxicillin Uti Children Order Generic Cialis Nolvadex Without A Prescription
Kellipato
Kellipato disse:
11/07/2019 18h15
Kamagra Ajanta Oral Jelly Elocon Online <a href=http://cial20mgprice.com>cialis without a doctor's prescription</a> Can I Drink Alcohol With Keflex
Comentários foram desativados.