DER atende indicação do vereador Juninho Leite e faz plantio de grama na encosta do trevo localizado na Rodovia Brigadeiro Faria Lima que dá acesso à Guariba

por André Luís Estevam publicado 11/03/2016 15h42, última modificação 08/05/2018 21h30

O vereador Juninho Leite – DEM fez indicação na última sessão ordinária realizada dia 01 de março em que solicita ao chefe do Executivo que providências sejam tomadas pelo setor competente da Prefeitura perante o DER (Departamento de Estradas de Rodagem), visando o plantio de gramas na encosta do novo trevo de acesso à Guariba (trevo dos dez quilômetros) localizado na Rodovia Brigadeiro Faria Lima precisamente na parte de baixo do viaduto.

“Nas últimas chuvas por não ter grama plantada nas encostas muita água desceu dificultando a passagem de carros embaixo daquele viaduto e sabemos que a o plantio de grama nas encostas dos trevos funciona como proteção contra erosão. De acordo com Bertoni e Lombardi Neto (1990), a cobertura vegetal é a defesa natural de um terreno contra a erosão por meio dos seguintes benefícios: a) proteção direta contra o impacto das gotas de chuva; b) dispersão da água, interceptando-a e evaporando-a antes de atingir o solo; c) decomposição das raízes das plantas que, formando canalículos no solo, aumentam a infiltração de água; d) melhoramento da estrutura do solo pela adição de matéria orgânica, aumentando assim sua capacidade de retenção de água; e) diminuição da velocidade de escoamento da enxurrada pelo aumento do atrito na superfície.

O plantio da grama já foi executado através do DER e o vereador agradece a atenção da Prefeitura e do Departamento de Estradas e Rodagens. “Gostaria de agradecer ao setor da Prefeitura e principalmente ao DER, pois como vimos na última chuva que passou por Guariba ocasionou embaixo da ponte grandes pontos de alagamento podendo causar acidentes”, diz ele destacando a época do ano. “Estamos em um período que costumeiramente chove muito. Este plantio é especialmente para a contenção de águas e é necessário para evitar alagamentos e deslizamentos de terra em todas as encostas, principalmente onde tem trevo”, finaliza o vereador.