Prefeito assina convênio para realização de curso de soldador através da Carreta Via Rápida

por André Luís Estevam publicado 10/05/2017 16h27, última modificação 27/11/2019 17h32
Serão 60 vagas no total para ambos os sexos. O curso está previsto para iniciar no segundo semestre de junho.

Guariba receberá a partir do segundo semestre de junho a carreta do programa Via Rápida Emprego, do governo do Estado. O convênio foi assinado hoje em São Paulo, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia pelo prefeito Dr. Francisco.

A carreta é equipada com sala de aula e laboratório de qualificação profissional e está programada para vir à Guariba no segundo semestre de junho e oferecerá 60 vagas dividas em 3 turmas com 20 alunos cada e ficará alojada na Santa Cruz. O município irá oferecer o transporte e alimentação a esses alunos.

A ida da unidade móvel ao município foi articulada pelo prefeito Dr. Francisco e vereador Nivaldo TLC, que solicitaram este benefício no início do ano em uma das suas visitas a Capital.

As inscrições deverão serem feitas somente através do site www.viarapida.sp.gov.br, e a seleção dos alunos são realizadas pela Via Rápida. O candidato a vaga deverá ter o Ensino Fundamental completo.

O prefeito Dr. Francisco destaca que este é um importante salto na formação e qualificação profissional de soldadores, proporcionando aos alunos e empresas do município uma nova fase para o setor, que vêm registrando grande crescimento nos últimos anos, mas também vinha sofrendo com a falta de mão de obra qualificada.

O curso de soldador prepara o profissional para realizar processos de soldagem e corte de peças e ligas metálicas na indústria metal e mecânica. Cuidar de equipamentos, providenciar acessórios consumíveis e placas a serem soldadas; aplicando estritas normas de segurança, de organização e de meio ambiente. O pré-requisito de escolaridade, citado acima, é necessário para a participação nos cursos que oferecem aulas de Conteúdos Gerais e Conteúdos Específicos (CG + CE).

Dr. Francisco agradece ao Governador Geraldo Alckmin e ao vice-governador Márcio França que também é o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia por mais esta benfeitoria ao município e ao vereador Nivaldo do TLC que esteve junto em busca desses cursos.