Vereador Jânio da São Carlos apresenta alternativa no combate a Dengue

por André Luís Estevam publicado 17/04/2015 15h01, última modificação 08/05/2018 21h28
Através de estudos parlamentar descobre Crotaláia, planta leguminosa que atrai espécie de libélula, um dos predadores do mosquito Aedes aegypti.

Com a grande epidemia de dengue no estado de São Paulo e principalmente na cidade de Guariba, e preocupado com este problema, o vereador Jânio da São Carlos apresentou indicação na última sessão ordinária (114/2015), que solicita que seja distribuído pelo setor competente da Prefeitura de sementes de Crotaláia. Uma espécie de leguminosas.

O vereador afirma que esta espécie atrai Libélulas e que estas necessitam de água limpa e parada para colocarem suas larvas. “Após pesquisar a respeito, descobrimos que as larvas da libélula devoram as larvas do mosquito transmissor da dengue, além de que, na fase adulta, as libélulas também se alimentam do mosquito Aedes aegypti. É com certeza uma arma biológica natural para ajudar no combate e proliferação da doença”, afirma Jânio.

Segundo o biólogo Professor José Luciano da cidade de Jaboticabal, são as flores da Crotaláia, que atraem as Libélulas “que são inimigos naturais do mosquito. Já existe estudos e ações sobre essa planta e o controle biológico do Aedes”.

Ainda através de pesquisas realizadas, foi visto que cidades como São José do Rio Preto e Monte Aprazível, já fizeram a distribuição de sementes e mudas para a população. As Crotaláias são pouco exigentes, só precisam de um espaço com luz solar e regras regulares, podem ser cultivadas tanto em vasos como no chão. Outra característica desta planta, é que também é considerada um dos melhores adubos verdes para terras improdutivas, trás nitrogênio a terra e plantas ao seu redor, pois, tem características recicladoras e floresce se bem cuidada em até 90 dias.

“Estamos todos contra a Dengue, e espero que a prefeitura realize estudos se julgar necessário e que possa fazer esta distribuição. Nós precisamos combater com todas as nossas forças esta doença que vem cada dia mais tomando conta da população não só de Guariba, mas de vários municípios. É uma solução barata e que pode trazer excelentes resultados. Espero que o prefeito se sensibilize e possa atender esta indicação”, finaliza Jânio da São Carlos.

 

 

André Estevam – Assessoria de Comunicação – Câmara do Município de Guariba

 

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.